PALESTRA: ALGUNS ASPECTOS SOCIAIS DA PEDAGOGIA, DA TECNOLOGIA E DA FILOSOFIA
PROFERIDA POR MARCO BASTOS
Curso de Extensão de Filosofia Educação e Cultura
sala B3 da Faculdade 2 de Julho, Garcia, dia 27.10.12, às 16h.
CEPA - CENTRO DE ESTUDOS, PENSAMENTO E AÇÃO
ROTEIRO:
1) O
CONHECIMENTO
PARA VYGOTSKY:
O CONHECIMENTO É UM PROCESSO DE
INTERAÇÃO ENTRE O SUJEITO E O MEIO, SENDO O “MEIO” NÃO SOMENTE O MEIO FÍSICO,
MAS TAMBÉM OS SEUS COMPONENTES SÓCIO-CULTURAIS.
2) METAFÍSICA
E DIALÉTICA NA ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO
METAFISICA
elabora
-------------------
> ------------------
/
\
PENSAMENTO CONHECIMENTO
\
/
---------------------
< ----------------
orienta
DIALÉTICA:
O CONHECIMENTO
elabora / \ orienta
O PENSAMENTO O PENSAMENTO
condiciona \ / dirige
A ATIVIDADE
3)ALGUNS
CONCEITOS IMPORTANTES PARA O PROCESSO DE APRENDIZADO
CONSTRUTIVISMO DE PIAGET:
O SER HUMANO É CONCEBIDO COMO UM
PROCESSADOR DE INFORMAÇÕES, ATIVO E EXPLORADOR, QUE CONSTRÓI SEU PRÓPRIO
CONHECIMENTO E SE ADAPTA AO MEIO AMBIENTE POR MEIO DE PROCESSOS DE
REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA:
*ASSIMILAÇÃO
*ACOMODAÇÃO
* EQUILÍBRIO
* EQUILÍBRIO
AS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO SÃO:
* SENSORIAL E MOTORA
* PRÉ-OPERATÓRIA
* OPERAÇÕES
CONCRETAS
* OPERAÇÕES
FORMAIS.
O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INICIA-SE NO
PRIMEIRO ANO DE VIDA E O “DISCURSO” SE CLASSIFICA COMO:
*LINGUAGEM
EGOCÊNTRICA: REPETIÇÃO E MONÓLOGO
*LINGUAGEM
SOCIALIZADA: INFORMAÇÃO, PERGUNTAS E CRÍTICA.
PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO É UM PROCESSO DE
ACEITAÇÃO DE VALORES. É UM PROCESSO DIALÉTICO DE ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO, POR
MEIO DO QUAL O SUJEITO SAI DE SI E SE ENVOLVE COM O MUNDO.
O DESENVOLVIMENTO MORAL PASSA POR TRÊS
ETAPAS:
*MORAL
HETERÔNOMA
*RELATIVISMO
MORAL
*MORAL
AUTÔNOMA.
ANÁLISE CRÍTICA DO CONSTRUTIVISMO DE PIAGET:
*CONCENTRA-SE
EM UMA PESSOA MÉDIA E IGNORA AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS
*DÁ POUCA
IMPORTÂNCIA À INFLUÊNCIA QUE A SOCIEDADE, A EDUCAÇÃO E A CULTURA TÊM SOBRE A
PERSONALIDADE.
*A APRENDIZAGEM
E O CONHECIMENTO SÃO PRODUTOS DA INTER-RELAÇÃO DA PESSOA COM OS OBJETOS/COISAS
ATRAVÉS DE AÇÃO TRANSFORMADORA E NÃO DA INTERAÇÃO DO SUJEITO COM OS AGENTES
SOCIAIS.
*PRESTA
DEMASIADA ATENÇÃO AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E POUCA ATENÇÃO AO DESENVOLVIMENTO
DA PERCEPÇÃO.
*O
DESENVOLVIMENTO É DECORRÊNCIA DO PROCESSO BIOLÓGICO ASSOCIADO AO
DESENVOLVIMENTO FISIOLÓGICO EM CADA IDADE.
INTERAÇÃO/ MEDIAÇÃO – ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: VYGOTSKY
O CONHECIMENTO É UM
PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O SUJEITO, E O MEIO SÓCIO-CULTURAL E
FÍSICO.
DESENVOLVE-SE ATRAVÉS DE INTERAÇÕES NO MEIO
SOCIAL, COM A MEDIAÇÃO E COOPERAÇÃO DE PESSOAS MAIS CAPAZES.
CARACTERIZA-SE
COMO ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL
A DIFERENÇA ENTRE O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE, INDEPENDENTE E REAL, DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO APRENDIZ, E O NÍVEL MAIS ALTO DE
DESENVOLVIMENTO POTENCIAL, DETERMINADO PELA SUA HABILIDADE NA SOLUÇÃO DE
PROBLEMAS, COM A ASSISTÊNCIA E
COLABORAÇÃO DE PARES MAIS CAPAZES (PROFESSOR).
A FERRAMENTA PSICOLÓGICA MAIS IMPORTANTE É A
LINGUAGEM – INICIALMENTE COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, POSTERIOR E
PROGRESSIVAMENTE COMO HABILIDADE INTRAPSICOLÓGICA QUE VIABILIZA O
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DO CONTROLE DE COMPORTAMENTO.
A LINGUAGEM É A FERRAMENTA PSICOLÓGICA ATRAVÉS
DA QUAL O SUJEITO APROPRIA-SE DA RIQUEZA DO CONHECIMENTO.
CONHECIMENTO
SIGNIFICATIVO DE AUSUBEL
PARA O APRENDIZADO DE REPRESENTAÇÕES,
CONCEITOS E PROPOSIÇÕES, O QUE É MAIS IMPORTANTE E SIGNIFICATIVO REFERE-SE AO
QUE O APRENDIZ JÁ SABE.
A
CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DÁ-SE PELA ANCORAGEM DOS NOVOS CONHECIMENTOS E
INFORMAÇÕES AO CONHECIMENTO PRÉ-EXISTENTE.
*INCLUSÃO:
PROCESSO DE VINCULAÇÃO DAS NOVAS INFORMAÇÕES AOS ELEMENTOS PRÉ-EXISTENTES NA
ESTRUTURA COGNITIVA.
*SUBSENSORES:
CONCEITOS RELEVANTES PRÉ-EXISTENTES
NA ESTRUTURA COGNITIVA E QUE SE ATIVAM DIANTE DE UMA NOVA INFORMAÇÃO.
*ESTRUTURA
COGNITIVA É O CONJUNTO DE CONCEITOS E IDÉIAS QUE UM
INDIVÍDUO POSSUE EM UM DETERMINADO CAMPO DO CONHECIMENTO, ASSIM COMO A SUA
ORGANIZAÇÃO.
4) QUESTIONAMENTO:
O
PENSAMENTO E OS MÉTODOS PEDAGÓGICOS DO SÉCULO XX RECONHECERAM
O VALOR DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO
PARA O APRIMORAMENTO E PARA DAR MAIOR EFICÁCIA AO PRÓPRIO PROCESSO DO
APRENDIZADO.
A DIALÉTICA LEVOU AO DESENVOLVIMENTO
DA LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, INTERCOMUNICAÇÃO, MEDIAÇÃO,
FACILITAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO CONHECIMENTO.
A DIALÉTICA DO CONHECIMENTO DE CAIO
PRADO JUNIOR, O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E DE OUTROS FILÓSOFOS, SUBORDINAM-SE
À NECESSIDADE DE POLITIZAÇÃO DO PROCESSO
PEDAGÓGICO, ACRESCENTANDO UM COMPONENTE IDEOLÓGICO.
NO
ENTANTO VIVEMOS EM UM MUNDO ALTAMENTE COMPETITIVO NO QUAL A CONDIÇÃO DE
SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS RESULTA DA UTILIZAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS DE
ALTA EFICIÊNCIA E DE ALTO GRAU DE TECNOLOGIA. TAIS PROCESSOS CADA VEZ MAIS TÊM
NÍVEIS MAIS ELEVADOS DE MECANIZAÇÃO, DE AUTOMATIZAÇÃO E DE ROBOTIZAÇÃO.
EMBORA A EQUAÇÃO DA EMPRESA, DE
COBB-DOUGLAS, PERMITA-NOS VISLUMBRAR A POSSIBILIDADE DE OBTER MESMOS VOLUMES E
VALORES DA PRODUÇÃO COMBINANDO DIFERENTEMENTE A DOSAGEM DE CAPITAL, TRABALHO E RECURSOS NATURAIS, A EFICIÊNCIA DOS PROCESSOS
INTENSIVOS EM CAPITAL SUPERA A DOS PROCESSOS INTENSIVOS EM MÃO-DE-OBRA. S = A. Ca. Tb. (RN)c.
INDÚSTRIAS DE
PRODUTOS E DE PROCESSOS. AMPLIAÇÕES.
DIANTE DE UM MUNDO CUJA POPULAÇÃO
CRESCENTE SUBDIVIDE-SE EM “CONSUMIDORES”
E “SOBREVIVENTES” RESTA-NOS O DESAFIO DE ATENDER AS NECESSIDADES HUMANAS,
ALCANÇANDO PADRÕES DE EFICIÊNCIA, CONDIÇÕES MAIS IGUALITÁRIAS E ÉTICAS NO QUE
SE REFERE À VIDA E À REALIZAÇÃO DOS HABITANTES DO PLANETA.
5) OBJETIVO DA PRODUÇÃO
Em Maslow temos a identificação das
necessidades humanas: materiais, biológicas, higiênicas, de moradia, de
alimentação, de segurança, etc.; sociais, de pertença, de inserção
social, de adaptação, de lazer, etc.; de
realização intelectual,
conhecimento, informação, competência, habilitação, capacitação
profissional, artística, etc.; e espirituais, filosóficas, religiosas.
A satisfação a essas necessidades gera
a miríade de processos de produção e todos os negócios, sem exceção, do
hospital, ao armazém, à escola, à fabrica, ao crematório.
6) ALGUMAS CONCLUSÕES PESSIMISTAS:
a)
Em um mundo cada vez mais povoado, maximiza-se o volume e o valor da produção
intensificando o Capital e minimizando o conteúdo de Trabalho.
b)
Pelo lado do CAPITAL, no extremo desse processo, vamos produzir em indústrias
mecanizadas, automatizadas e robotizadas. A tendência é perpetuar as
desigualdades, e as condições precárias de sobrevivência de parte significativa
da humanidade. Quem controla o Capital desenvolve a tecnologia.
c)
CONSUMIDORES serão incentivados a consumirem cada vez mais. Análise volume x lucro.
d)
SOBREVIVENTES constituem-se na maioria que não acessa a economia de mercado, continuarão
relegados à subsistência.
e)
O Capitalismo quer a expansão dos mercados, o crescimento não deve ser detido e
isso incentiva a que não se contenha o crescimento demográfico.
f)
As Esquerdas aceitam o crescimento demográfico, por uma questão cultural e
também porque mais insatisfação resulta em maior poder Político - a união faz a
força.
g)
Motivações diferentes conduzem à obsessão pelo CRESCIMENTO e o Capitalismo do
Estado ainda é Capitalismo. Na década de 80, duas contracorrentes não
resistiram: “small is beautiful” e o “crescimento-zero”.
h)
O Homem do TER e do SER. É mais fácil (SER pelo TER) do que (SER pelo SER).
O
Capitalismo ensinou como é o (SER pelo TER).
As
Esquerdas e as Religiões procuram ensinar como é o (SER pelo SER). Tanto as
esquerdas como as religiões enfrentam enormes dificuldades tanto pelas
incoerências intrínsecas como pelas próprias motivações e práticas
capitalistas. O TER é um chamamento muito forte.
Resulta
em Assistencialismo e Misticismo.
g)
ESCAPISMO:
GRANDES
PROJETOS da Humanidade foram e ainda são mais importantes como fator de
ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE do que propriamente pelas conquistas (Pirâmides do
Egito, Maias, Muralha da China, Grandes Navegações, Viagem à Lua). No mundo
atual, o Sonho das viagens espaciais é importante para o desenvolvimento da
Ciência e da Tecnologia que geram Bens de Consumo e Facilidades. O Homem não
sairá da Terra. Condições físicas, químicas, para um ORGANISMO que se
desenvolveu conforme as condições do seu HABITAT. GAIA.
O
ESCAPISMO X QUALIDADE NA AUTOSUSTENTAÇÃO.
A
Tergiversação e Mistificação dos Discursos.
h)
NO MUNDO ONDE PREVALECEM:
* O CONSUMISMO
* O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
* O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO
HÁ IMPACTOS SOBRE
*A CAPACIDADE DE SUPORTE DO PLANETA. Degradação Ambiental e comprometimento da Qualidade de Vida.
*A CAPACIDADE DE SUPORTE DO PLANETA. Degradação Ambiental e comprometimento da Qualidade de Vida.