segunda-feira, 29 de outubro de 2012

ALGUNS ASPECTOS SOCIAIS DA PEDAGOGIA, DA TECNOLOGIA E DA FILOSOFIA


PALESTRA: ALGUNS ASPECTOS SOCIAIS DA PEDAGOGIA, DA TECNOLOGIA E DA FILOSOFIA
PROFERIDA POR MARCO BASTOS
Curso de Extensão de Filosofia Educação e Cultura
sala B3 da Faculdade 2 de Julho, Garcia, dia 27.10.12, às 16h.
CEPA - CENTRO DE ESTUDOS, PENSAMENTO E AÇÃO



ROTEIRO:



 1)   O CONHECIMENTO

PARA VYGOTSKY:

O CONHECIMENTO É UM PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O SUJEITO E O MEIO, SENDO O “MEIO” NÃO SOMENTE O MEIO FÍSICO, MAS TAMBÉM OS SEUS COMPONENTES SÓCIO-CULTURAIS.


2) METAFÍSICA E DIALÉTICA NA ELABORAÇÃO DO CONHECIMENTO

METAFISICA                      
                                                 elabora
------------------- > ------------------
/                                                      \
PENSAMENTO                            CONHECIMENTO
\                                                      /
--------------------- < ----------------
orienta


DIALÉTICA:

O CONHECIMENTO

elabora /                           \ orienta

O PENSAMENTO                                            O PENSAMENTO

                             condiciona \                             / dirige                           
                                 
A ATIVIDADE



  
3)ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES PARA O PROCESSO DE APRENDIZADO

CONSTRUTIVISMO DE PIAGET:

O SER HUMANO É CONCEBIDO COMO UM PROCESSADOR DE INFORMAÇÕES, ATIVO E EXPLORADOR, QUE CONSTRÓI SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO E SE ADAPTA AO MEIO AMBIENTE POR MEIO DE PROCESSOS DE REESTRUTURAÇÃO COGNITIVA:

*ASSIMILAÇÃO
*ACOMODAÇÃO
EQUILÍBRIO

AS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO SÃO:

SENSORIAL E MOTORA
PRÉ-OPERATÓRIA
OPERAÇÕES CONCRETAS
* OPERAÇÕES FORMAIS.

O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INICIA-SE NO PRIMEIRO ANO DE VIDA E O “DISCURSO” SE CLASSIFICA COMO:

*LINGUAGEM EGOCÊNTRICA: REPETIÇÃO E MONÓLOGO
*LINGUAGEM SOCIALIZADA: INFORMAÇÃO, PERGUNTAS E CRÍTICA.

PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO É UM PROCESSO DE ACEITAÇÃO DE VALORES. É UM PROCESSO DIALÉTICO DE ASSIMILAÇÃO E ACOMODAÇÃO, POR MEIO DO QUAL O SUJEITO SAI DE SI E SE ENVOLVE COM O MUNDO.

O DESENVOLVIMENTO MORAL PASSA POR TRÊS ETAPAS:

*MORAL HETERÔNOMA
*RELATIVISMO MORAL
*MORAL AUTÔNOMA.

ANÁLISE CRÍTICA DO CONSTRUTIVISMO DE PIAGET:

*CONCENTRA-SE EM UMA PESSOA MÉDIA E IGNORA AS DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

*DÁ POUCA IMPORTÂNCIA À INFLUÊNCIA QUE A SOCIEDADE, A EDUCAÇÃO E A CULTURA TÊM SOBRE A PERSONALIDADE.

*A APRENDIZAGEM E O CONHECIMENTO SÃO PRODUTOS DA INTER-RELAÇÃO DA PESSOA COM OS OBJETOS/COISAS ATRAVÉS DE AÇÃO TRANSFORMADORA E NÃO DA INTERAÇÃO DO SUJEITO COM OS AGENTES SOCIAIS.

*PRESTA DEMASIADA ATENÇÃO AO DESENVOLVIMENTO MOTOR E POUCA ATENÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DA PERCEPÇÃO.

*O DESENVOLVIMENTO É DECORRÊNCIA DO PROCESSO BIOLÓGICO ASSOCIADO AO DESENVOLVIMENTO FISIOLÓGICO EM CADA IDADE.



INTERAÇÃO/ MEDIAÇÃO – ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: VYGOTSKY

O CONHECIMENTO É UM PROCESSO DE INTERAÇÃO ENTRE O SUJEITO, E O MEIO SÓCIO-CULTURAL E FÍSICO.

DESENVOLVE-SE ATRAVÉS DE INTERAÇÕES NO MEIO SOCIAL, COM A MEDIAÇÃO E COOPERAÇÃO DE PESSOAS MAIS CAPAZES.


CARACTERIZA-SE COMO ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL A DIFERENÇA ENTRE O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE, INDEPENDENTE E REAL, DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DO APRENDIZ, E O NÍVEL MAIS ALTO DE DESENVOLVIMENTO POTENCIAL, DETERMINADO PELA SUA HABILIDADE NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS, COM A ASSISTÊNCIA E COLABORAÇÃO DE PARES MAIS CAPAZES (PROFESSOR).

A FERRAMENTA PSICOLÓGICA MAIS IMPORTANTE É A LINGUAGEM – INICIALMENTE COMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, POSTERIOR E PROGRESSIVAMENTE COMO HABILIDADE INTRAPSICOLÓGICA QUE VIABILIZA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DO CONTROLE DE COMPORTAMENTO.

A LINGUAGEM É A FERRAMENTA PSICOLÓGICA ATRAVÉS DA QUAL O SUJEITO APROPRIA-SE DA RIQUEZA DO CONHECIMENTO.

CONHECIMENTO SIGNIFICATIVO DE AUSUBEL

PARA O APRENDIZADO DE REPRESENTAÇÕES, CONCEITOS E PROPOSIÇÕES, O QUE É MAIS IMPORTANTE E SIGNIFICATIVO REFERE-SE AO QUE O APRENDIZ JÁ SABE.

A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DÁ-SE PELA ANCORAGEM DOS NOVOS CONHECIMENTOS E INFORMAÇÕES AO CONHECIMENTO PRÉ-EXISTENTE.

*INCLUSÃO: PROCESSO DE VINCULAÇÃO DAS NOVAS INFORMAÇÕES AOS ELEMENTOS PRÉ-EXISTENTES NA ESTRUTURA COGNITIVA.

*SUBSENSORES: CONCEITOS RELEVANTES PRÉ-EXISTENTES NA ESTRUTURA COGNITIVA E QUE SE ATIVAM DIANTE DE UMA NOVA INFORMAÇÃO.

*ESTRUTURA COGNITIVA É O CONJUNTO DE CONCEITOS E IDÉIAS QUE UM INDIVÍDUO POSSUE EM UM DETERMINADO CAMPO DO CONHECIMENTO, ASSIM COMO A SUA ORGANIZAÇÃO.

4) QUESTIONAMENTO:

O PENSAMENTO E OS MÉTODOS PEDAGÓGICOS DO SÉCULO XX RECONHECERAM O VALOR DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO PARA O APRIMORAMENTO E PARA DAR MAIOR EFICÁCIA AO PRÓPRIO PROCESSO DO APRENDIZADO. 
A DIALÉTICA LEVOU AO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO, DESENVOLVIMENTO, INTERCOMUNICAÇÃO, MEDIAÇÃO, FACILITAÇÃO E INTERPRETAÇÃO DO CONHECIMENTO.

A DIALÉTICA DO CONHECIMENTO DE CAIO PRADO JUNIOR, O PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E DE OUTROS FILÓSOFOS, SUBORDINAM-SE À NECESSIDADE DE POLITIZAÇÃO DO PROCESSO PEDAGÓGICO, ACRESCENTANDO UM COMPONENTE IDEOLÓGICO.

NO ENTANTO VIVEMOS EM UM MUNDO ALTAMENTE COMPETITIVO NO QUAL A CONDIÇÃO DE SOBREVIVÊNCIA DAS EMPRESAS RESULTA DA UTILIZAÇÃO DE PROCESSOS PRODUTIVOS DE ALTA EFICIÊNCIA E DE ALTO GRAU DE TECNOLOGIA. TAIS PROCESSOS CADA VEZ MAIS TÊM NÍVEIS MAIS ELEVADOS DE MECANIZAÇÃO, DE AUTOMATIZAÇÃO E DE ROBOTIZAÇÃO.

EMBORA A EQUAÇÃO DA EMPRESA, DE COBB-DOUGLAS, PERMITA-NOS VISLUMBRAR A POSSIBILIDADE DE OBTER MESMOS VOLUMES E VALORES DA PRODUÇÃO COMBINANDO DIFERENTEMENTE A DOSAGEM DE CAPITAL, TRABALHO E RECURSOS NATURAIS, A EFICIÊNCIA DOS PROCESSOS INTENSIVOS EM CAPITAL SUPERA A DOS PROCESSOS INTENSIVOS EM MÃO-DE-OBRA. S = A. Ca. Tb. (RN)c. INDÚSTRIAS DE PRODUTOS E DE PROCESSOS. AMPLIAÇÕES.

DIANTE DE UM MUNDO CUJA POPULAÇÃO CRESCENTE SUBDIVIDE-SE EM “CONSUMIDORES” E “SOBREVIVENTES” RESTA-NOS O DESAFIO DE ATENDER AS NECESSIDADES HUMANAS, ALCANÇANDO PADRÕES DE EFICIÊNCIA, CONDIÇÕES MAIS IGUALITÁRIAS E ÉTICAS NO QUE SE REFERE À VIDA E À REALIZAÇÃO DOS HABITANTES DO PLANETA.

5) OBJETIVO DA PRODUÇÃO

Em Maslow temos a identificação das necessidades humanas: materiais, biológicas, higiênicas, de moradia, de alimentação, de segurança, etc.; sociais, de pertença, de inserção social, de adaptação, de lazer, etc.; de realização intelectual, conhecimento, informação, competência, habilitação, capacitação profissional, artística, etc.; e espirituais, filosóficas, religiosas.

A satisfação a essas necessidades gera a miríade de processos de produção e todos os negócios, sem exceção, do hospital, ao armazém, à escola, à fabrica, ao crematório.

6) ALGUMAS CONCLUSÕES PESSIMISTAS:                                                    

a) Em um mundo cada vez mais povoado, maximiza-se o volume e o valor da produção intensificando o Capital e minimizando o conteúdo de Trabalho.

b) Pelo lado do CAPITAL, no extremo desse processo, vamos produzir em indústrias mecanizadas, automatizadas e robotizadas. A tendência é perpetuar as desigualdades, e as condições precárias de sobrevivência de parte significativa da humanidade. Quem controla o Capital desenvolve a tecnologia.

c) CONSUMIDORES serão incentivados a consumirem cada vez mais. Análise volume x lucro.

d) SOBREVIVENTES constituem-se na maioria que não acessa a economia de mercado, continuarão relegados à subsistência.

e) O Capitalismo quer a expansão dos mercados, o crescimento não deve ser detido e isso incentiva a que não se contenha o crescimento demográfico.

f) As Esquerdas aceitam o crescimento demográfico, por uma questão cultural e também porque mais insatisfação resulta em maior poder Político - a união faz a força.

g) Motivações diferentes conduzem à obsessão pelo CRESCIMENTO e o Capitalismo do Estado ainda é Capitalismo. Na década de 80, duas contracorrentes não resistiram: “small is beautiful” e o “crescimento-zero”.

h) O Homem do TER e do SER. É mais fácil (SER pelo TER) do que (SER pelo SER).

O Capitalismo ensinou como é o (SER pelo TER).

As Esquerdas e as Religiões procuram ensinar como é o (SER pelo SER). Tanto as esquerdas como as religiões enfrentam enormes dificuldades tanto pelas incoerências intrínsecas como pelas próprias motivações e práticas capitalistas. O TER é um chamamento muito forte.

Resulta em Assistencialismo e Misticismo.

g) ESCAPISMO:

GRANDES PROJETOS da Humanidade foram e ainda são mais importantes como fator de ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE do que propriamente pelas conquistas (Pirâmides do Egito, Maias, Muralha da China, Grandes Navegações, Viagem à Lua). No mundo atual, o Sonho das viagens espaciais é importante para o desenvolvimento da Ciência e da Tecnologia que geram Bens de Consumo e Facilidades. O Homem não sairá da Terra. Condições físicas, químicas, para um ORGANISMO que se desenvolveu conforme as condições do seu HABITAT. GAIA.

O ESCAPISMO X QUALIDADE NA AUTOSUSTENTAÇÃO.
A Tergiversação e Mistificação dos Discursos.

h) NO MUNDO ONDE PREVALECEM:

* O CONSUMISMO
* O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO

                     HÁ IMPACTOS SOBRE 

*A CAPACIDADE DE SUPORTE DO PLANETA. Degradação Ambiental e comprometimento da Qualidade de Vida.

E vamos produzir com o quê, para quê e para quem? - essa é a ponte entre o engenheiro e o filósofo.

Um comentário:

Vania de Castro disse...

Parabéns prof. Marco Bastos,
você fez um percurso por diversas áreas do saber, fez um chamado à realidade e manteve a esperança! Abraço,
Vania