terça-feira, 19 de junho de 2012

TAPETE DE FLORES



Minha querida amiga, Maria Inez. Diante do pps que me mandaste...
Hoy aqui estoy a cuestionar la universalidad de la fé. Si existe fé, si en habiendo fé de la gente, se hay aquellas más fuertes, más pungentes, e también otras menos fuertes, más debiles.
É que ni Xique-Xique , na Chapada, também fazemos dessas artes, tudo igual mas tudo muito diferente. Por pio exempio, ou pió do curió, i pela fúria da cúria quando encontra na internet algo meió do que lá se faz por iguais motivos e mesmas datas, - e ao que parece não por falta de oração e de prece, talvez por pressa, - la pequeña ciudad también se engalana.
A rua que liga a Capela à Matrix é lavada no dia anterior religiosamente. Muita vassoura, sabão e rodo na mão do povo todo. Fica um brinco, como ficou na última vez, ano passado, quando pelos mesmos bons motivos foi bem lavada. Mas esse ano, melhor lavada. A prefeitura cedeu ao sara-e-cura, um caminhão tanque e deu a festa por iniciada.
A meninada, e não só do catecismo, saiu às ruas e entrou na dança. Ia o homem com o esguicho e por capricho, a meninada também tomou seu banho - os de maior fé e coragem, oferecendo os próprios peitos para jatos d´água que os derrubavam.
Esse ano a festa está sendo mais concorrida. A igreja, em toda a sua bonomia e benevolência, mandou coroínhas ao acampamento dos hippies que acampam nas locas das ruínas da cidade antiga, onde fumam seus baseados e curtem a lânguida música do terceiro milênio - guitarras e pandeiros turcos, coloridos, em forma de lua crescente.
Pois bem, em que pese que alguns coroínhas ainda não foram localizados e a procissão desfilará com menos turíbulos, o coral com menos cantos, a expedição foi um sucesso.
Na lavagem da rua e das escadarias, aqueles cabeludos, exceto trinta e cinco por cento que estava em transe e assim continuou, meio sujos, é certo, compareceram em peso. Sentaram-se em círculo, posição de lótus, no largo que há em frente da Matrix, e lá cantaram como loucos de alegria, enquanto o esguicho lhes dava banho, ao comando do capitão do Corpo de Bombeiros: - Molha mais!; Molha mais!... Tudo muito pacífico e ordeiro, saíram felizes com a doação dos pentes que a prefeitura lhes ofereceu, com uma bula com o título: "Manual para estar bem penteado amanhã na procissão.".
A oposição denunciou que na maioria daqueles embrulhos, seguiam também para cada pente, duas camisinhas.
Ao ser questionado pelo clero, o prefeito foi à praça pública e se defendeu: Estão querendo que essa desgraça continue a empestiar nossa cidade? Nas estatísticas recentes, entre eles, há vinte e uma mulheres grávidas, sete menores de idade. E foi aplaudido com entusiasmo.
Ultrapassada a crise, mandou chamar Manoel das Letras, o melhor jornalista da folha semanal - O Trombone de Xique-Xique: da Chapada, para a Harmonia do Universo, e lhe encomendou duas manchetes com os respectivos dizeres garrafais: A primeira: XIQUE-XIQUE - PROCISSÃO ATRAI TURISTAS DE QUINZE ESTADOS. E a segunda : PELA FAMÍLIA XIQUE-XIQUEENSE, PREFEITURA NO COMBATE ÀS DROGAS SANEIA AS RUÍNAS.
A oposição não se deu por vencida e encomendou duas manchetes, em fonte não tão exuberante, porque a oposição ainda paga pelos seus anúncios na segunda página, com recursos que granjeia em Livro de Ouro: PREFEITURA PRATICA A EUGENIA, a primeira, ENCONTRADAS AS OSSADAS - CANNABIS CANIBAIS DE OUTROS ESTADOS.
Diante da polêmica o clero se calou. Estava garantido o sucesso da procissão. Todos os cidadãos mais conscientes comentavam nas esquinas: É o fim do mundo!; é o Apocalipse!, Quem diria, hein? Maria Eugênia está sendo praticada! E os passantes diziam: - Só falta mesmo o Bendengó!, e outros menos siderais,: - Rezemos, Oremos ao Senhor!...
De fato, procissão assim nunca se viu em XIQUE-XIQUE, nem mesmo em CABROBRÓ. Foi sucesso pleno a demonstrar que a Fé suplanta a Astronomia.
E agora volto a falar das diferenças. A rua estava mesmo linda. Não havia tapetes de flores, porque os Conselheiros não gostaram de vê-los pisados pelos padres e abades no pps da internet. - Tanto trabalho jogado fora, onde já se viu pisar obra de arte? - A defloração de quem não flore!... E convocaram as beatas, a mocidade e os secundaristas de Xique-Xique: Cada qual desse sua valiosa contribuição. Em cada esquina ou encruzilhada, nos quatro cantos, deveria ter três jarros com vistosas flores. Nas janelas abertas, pelo menos um buquê para cada janela. E assim se deu. Digno de nota, somente que todos os jarros com "Comigo Ninguém Pode" foram às pressas retirados, por se tratar de planta venenosa, e os que continham "Espadas de São Jorge", por não ser a festa dos ibejis nem dos caminhoneiros.
Marco Bastos.
Na Itália - Ruas com tapetes de flores. Beleza indescritível.
Clicar em "APRESENTAÇÃO DE SLIDES" , depois clicar "DO COMEÇO"

Nenhum comentário: